segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O que é atendimento psicopedagogico?

Para quem não conhece, a psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades. Tem como caráter identificar, analisar, planejar e intervir através do diagnóstico e tratamento as dificuldades apresentadas no âmbito escolar.
Qual é o Objetivo?
Os atendimentos psicopedagógicos tem como objetivo promover a aprendizagem, garantindo o bem estar dos atendidos.

Como é feito os atendimentos psicopedagogicos?
Será usado nos atendimentos os seguintes instrumentos:  Entrevista inicial com os pais/responsáveis, chamada de anamnese; com o atendido será usado de desenhos (provas projetivas), Provas operatórias (caixa de Piaget), jogos, dentre outros instrumentos necessários para a dificuldade apresentada.

Como é feito a Avaliação?
A avaliação será feita através do diagnóstico, que tem a duração em volta de 8 a 10 sessões, com duração de 50 minutos cada e também visitas à Unidade Escolar. Após o diagnóstico a psicopedagoga apontará o tratamento. Caso necessário, o atendido será encaminhado para outro profissional, sendo estes: psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista ou demais profissionais a depender do caso. 

Como é feito o registro?
Será realizado através do prontuário psicopedagógico, lembrando que serão documentos sigilosos, sendo fornecidos apenas ao próprio atendido e seu responsável.

Quais os recursos usados nos atendimentos?
Instrumentos psicopedagógicos, jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, contos de histórias e outros recursos que forem oportunas para o caso.

Psicopedagogia Clínica

           Maria Cecília
         Carolina Oliveira

Rua: Otávio Tarquínio de Souza, 1072
Campo Belo – CEP: 04613-003
(11) 7661-2485 – (11) 6112-9519
atendpsicopedagogico@hotmail.com

 

2 comentários: